Leia atentamente o texto abaixo e faça a modelagem do(s) processo(s) usando a notação BPMN.

Laboratório de Testes

Um laboratório realiza calibração e testes de equipamentos industriais e espaciais, tais como: teste vácuo-térmico, teste de interferência eletromagnética e calibração de equipamentos de metrologia. O laboratório atende empresas nacionais e internacionais e, em alguns casos, realiza os ensaios para certificação de produtos para inserção no mercado.

A empresa que deseja testar seus equipamentos entra em contato (e-mail, telefone ou web site) com o laboratório e informa o(s) equipamento(s) e os requisitos para o teste.

Quando o laboratório recebe essa solicitação, o setor comercial cria um documento chamado “Processo”. Esse documento contém todas as informações sobre o cliente e a solicitação feita. Quando a solicitação é via e-mail, o setor comercial anexa-o ao processo.

Se a empresa-cliente ainda não estiver cadastrada, o setor comercial realiza o cadastro e registra o nome, e-mail e telefone da pessoa que fez a solicitação de teste.

Como muitos clientes entram em contato buscando apenas uma cotação, o setor comercial envia um e-mail para um profissional da área técnica relacionada à solicitação e este profissional estima um valor para o serviço. Em seguida, o setor comercial envia esse orçamento ao cliente.

Se o cliente responder afirmando que deseja realizar o serviço, o processo segue. Se não houver resposta do cliente em até 15 dias, o documento do processo é arquivado e encerrado.

Uma vez que o processo seguiu, o setor comercial encaminha a solicitação à área técnica para que esta realize a análise crítica, que define se o laboratório tem condições de realizar o teste. Se a área técnica julgar que não é possível realizar o teste, o setor comercial notifica a empresa e o “Processo” é encerrado.

Se a área técnica julgar que é possível realizar o teste, o setor comercial elabora uma proposta comercial com os valores e o prazo para execução. A proposta comercial é enviada por e-mail à pessoa que fez a solicitação inicialmente com um prazo de 30 dias para a resposta.

Se o cliente não tiver respondido à proposta até o 20º dia, o setor comercial entra em contato. Se a empresa não responder após o período de vencimento da proposta, o “Processo” é encerrado. Se o cliente aceitar a proposta dentro do prazo estipulado, o setor comercial informa a área técnica sobre os prazos de realização do teste, para que a área possa se organizar.

Após o aceite da proposta, o cliente deve enviar o(s) equipamento(s) para o laboratório. Quando o equipamento chega, o setor de logística verifica se há algum dano externo no equipamento. Se houver, o equipamento é devolvido ao cliente. Se não houver danos, o setor de logística registra o equipamento e encaminha-o à área técnica para realização do teste.

Quando a área técnica recebe o equipamento, realiza o teste e, em seguida, elabora um relatório com os resultados. Se o equipamento tiver queimado no teste, será descartado. Se o equipamento continuar em funcionamento será enviado ao cliente. Em ambas as situações o relatório com os resultados do teste é enviado por e-mail ao cliente.

Paralelamente à execução do teste, o setor comercial realiza o faturamento da proposta aceita e envia a nota fiscal ao cliente com uma data de vencimento. Se o cliente não realizar o pagamento até o vencimento, o setor de cobrança entrará em contato até 2 dias úteis depois do prazo para cobrar ou negociar o pagamento.

Uma vez que é feita a negociação com o cliente, um novo prazo é definido para o pagamento. Se o cliente não pagar dentro do novo prazo proposto, o laboratório aciona o setor jurídico para as medidas cabíveis.

Quando o cliente realiza o pagamento, o processo é encerrado.