Leia este artigo no Linkedin.

Depois de tanto ouvir o termo “tecnologia” sendo usado erroneamente por diversas pessoas durante anos, eu não aguentei, fiquei bravão e decidi escrever este artigo.

Quantas vezes você já ouviu a palavra “tecnologia”? Frases como “agora, vamos usar tecnologia”, ou “aquela pessoa trabalha com tecnologia”, ou “hoje, vamos ter uma aula de tecnologia”, são muito comuns no nosso tempo.

Já ouvi professores, palestrantes e pessoas com ampla formação acadêmica usarem de forma errada a palavra “tecnologia”. Incluo nessa lista professores “de tecnologia” ensinando alunos sobre tecnologia.

Para muitos, tecnologia é igual a computador. Para outros, tecnologia é ver um holograma ou objetos em realidade aumentada pelo smartphone. E ainda para outros, é big data, inteligência artificial, ou qualquer coisa relacionada à ciência de dados.

Eu trabalho em uma FATEC, que é uma Faculdade de Tecnologia, criada pelo Governo do Estado de São Paulo. Então, logo você pensa que as unidades da FATEC têm cursos de tecnologia, obviamente. Mas será que são todos cursos relacionados a computador? Certamente que não. Listo aqui alguns cursos que as FATEC oferecem em nível de graduação tecnológica.

  • Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Tecnologia em Comércio Exterior;
  • Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação;
  • Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos;
  • Tecnologia em Gestão Empresarial;
  • Tecnologia em Logística;
  • Tecnologia em Polímeros;
  • e muitos outros.

Observe que os cursos de tecnologia não estão relacionados somente a computador. E por que não? Porque tecnologia não é só computador. Certamente computador é uma tecnologia, mas não é a única.

Afinal, o que é tecnologia?

O dicionário Michaelis define tecnologia como:

“Conjunto de processos, métodos, técnicas e ferramentas relativos a arte, indústria, educação. Conhecimento técnico e científico e suas aplicações a um campo particular”

É… pelo que parece, não tem nada a ver com computador somente.

A palavra tecnologia originou-se no grego, com a junção de TECHNE, que significa técnica, e LOGOS, que significa fundamento, razão, pensamento, e pode ser interpretada como a lógica por trás de um argumento.

Dessa forma, podemos entender que tecnologia é o fundamento, a discussão, a razão por trás da técnica.

Mas o que é técnica?

Segundo o dicionário Michaelis, técnica é:

“Conjunto dos métodos e pormenores práticos essenciais à execução de uma arte ou profissão. Conhecimento prático; prática.”

Já que a técnica está relacionada a algo prático, vamos a um exemplo.

Você já deve ter visto uma corrida de 100 metros rasos, seja em uma Olimpíada ou em uma competição menos conhecida. Se você nunca viu, veja este vídeo, por exemplo.

Em uma corrida humana de alta velocidade, a largada faz toda a diferença. Se você observar no vídeo do link acima, todos os atletas começam correndo com a cabeça baixa. Se você prestar mais atenção, verá que os pés e as pernas fazem trabalhos diferentes nos primeiros metros da corrida.

Por quê? Porque essa é a técnica para correr corridas de alta velocidade.

Vamos a outro exemplo. Veja este vídeo em que o atleta Roger Federer, um dos maiores tenistas da história (e ainda em atividade), executa um golpe do tênis chamado forehand, que é a batida na bola com a palma da mão virada para frente. Mas, se você prestou atenção no vídeo, você verá que não é só isso. O posicionamento das pernas precisa estar correto, a mão esquerda do atleta calibra o movimento e, após a batida na bola, o atleta cruza a raquete na frente do corpo fazendo a terminação do golpe com a raquete ao lado de sua cabeça.

Se você observar outros tenistas, verá que eles fazem o mesmo movimento. Por quê? Porque essa é a técnica para executar os golpes no tênis.

Durante anos, muitas pessoas se dedicaram a estudar a técnica para correr corridas de alta velocidade e para jogar tênis. Esses estudos para aprimorar as técnicas foram estudos de tecnologia. Consequentemente, foram gerados novos equipamentos como sapatilhas especiais para corridas de alta velocidade e raquetes com diferentes formatos (por mais que você ache que todas são iguais) e diferentes matérias-primas.

Com esses exemplos, podemos voltar à definição de tecnologia, que é o fundamento, a discussão, a razão por trás da técnica. Portanto, a tecnologia ajuda a melhorar a técnica, a aperfeiçoar um trabalho prático.

É por isso que os cursos de graduação tecnológica que temos no Brasil fazem parte da educação profissional, ou seja, uma educação voltada ao mundo do trabalho. Os tecnólogos atendem demandas específicas do mundo do trabalho e ajudam, desde a década de 60, a desenvolver a indústria, o comércio e outros segmentos de negócio do país.

Se eu expliquei direito, então você deve conseguir responder agora às seguintes perguntas:

  • Por que existe um curso de Tecnologia em Gestão Empresarial?
  • Por que existe um curso de Tecnologia em Comércio Exterior?
  • Por que existe um curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos?

A resposta é sempre a mesma: porque existe um jeito de fazer a gestão de uma empresa; existe um jeito de fazer o comércio exterior de uma empresa; existe um jeito de fazer a gestão de pessoas de uma empresa. Por isso, é necessário que haja o estudo desses “jeitos”, para que, com estudo e com conhecimento científico, possamos melhorar o jeito de fazer as coisas.

Ou seja, para melhorar o jeito de fazer algo, precisamos estudar tecnologia.

Computador, smartphone, Internet são recursos que usamos para realizar algo, seja uma conversa on-line no âmbito da gestão de uma empresa, seja para armazenar dados da contabilidade.

O fato é que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão tão presentes em nosso cotidiano que nós as absorvemos como significado de tecnologia.

Mas isso não é certo. Se você for até a cozinha de sua casa, lá haverá (provavelmente) uma colher grande de alumínio, uma de madeira e, talvez, uma de silicone. Por quê? Porque são resultados dos estudos de tecnologia para se fazer comida.

A colher de madeira não queima a sua mão, e a de silicone não arranha a panela. As colheres são tecnologias também.

Hoje, alguém que quer se barbear não precisa mais usar uma navalha de metal. Existem os aparelhos de barbear de plástico com 1, 2, 3, 4 ou 5 lâminas. Esses aparelhos também são tecnologias e os barbudos agradecem aos inventores.

A tecnologia está presente em tudo na nossa vida, e sempre esteve presente na história da humanidade, desde que alguém decidiu fazer uma faca afiando uma pedra.

É com tecnologia que nós aperfeiçoamos o jeito de fazer as coisas.